terça-feira, 29 de dezembro de 2009
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
terça-feira, 10 de novembro de 2009
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
sábado, 17 de outubro de 2009
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
A Independência na Terceira Idade pela Atividade Física
Mas quando usamos esse termo para nos referir à terceira idade, ele torna-se mais significativo, pois entrando nessa fase da vida as pessoas tendem a se deparar com problemas que antes não existiam em sua saúde, sentem-se menos dispostas a realizar atividades cotidianas e isso leva a um grande problema que é a dependência de terceiros para realizar tarefas que os idosos antes executavam normalmente. Leva ainda a um problema maior que é a limitação funcional, tendo como principal responsável as quedas que comumente ocorrem nessa fase da vida, levando o idoso a uma quadro de debilitação, afastando ainda mais o idoso da sua independência anterior.

Com a atividade física o idoso poderá amenizar diversos problemas que são trazidos com a idade, poderá ter uma velhice mais tranquila realizando apenas práticas físicas adequadas à sua condição levando a diversos benefícios dentre eles o fortalecimento da sua musculatura, que irá combater o maior problema que são as quedas, pois com uma musculatura fortalecida o idoso irá obter um melhor padrão de movimento e terá maior sustentação e força, levando assim a maior independência.
Deve-se lembrar que a atividade física não trará benefícios somente à locomoção, mas também na melhora do organismo em geral, levando a uma completa interação entre os aspectos positivos, tanto aqueles ligados a parte física como os da parte psicológica, que por sua vez levam a promoção da independência. Quando em estado de dependência o idoso sente-se um peso para as pessoas, assumindo uma padrão de comportamento rude em relação às pessoas que o cercam.
Por isso a prática física torna-se tão importante nessa fase da vida. Ela traz benefícios inúmeros para o idoso e o recoloca independente para realizar suas atividades cotidianas, o deixa mais feliz e sociável, combatendo uma dos grandes males da idade que são as quedas.

Habilitado pelo CREF9 – 12818/PR.
Estudioso da área de Atividade Física e Terceira Idade
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
Atividade Física e Terceira Idade
Com estimativas assim buscam-se formas de auxiliar o aumento da longevidade, com meios para retardar o processo de envelhecimento, caracterizado por várias transformações progressivas e irreversíveis em função do tempo. Assim como profissionais de Educação Física, atuantes na área da saúde não devemos medir esforços na busca de um envelhecimento bem-sucedido, que pode ser caracterizado por um equilíbrio entre o envelhecimento biológico e psicológico.
O envelhecimento para muitos é visto como o fim da vida, onde a pessoa idosa não tem mais condições de realizar com firmeza as tarefas que sempre executou, mas pelo contrário, os idosos ainda têm muita vontade de viver, só lhes falta a oportunidade para isso, e através da atividade física essas pessoas p
Como já foi dito o envelhecimento é marcado por um processo fisiológico irreversível, ou seja, após se iniciar o declínio dos sistemas fisiológicos no corpo não há como obter uma reversão dos mesmos, mas com a atividade física pode-se amenizar a velocidade com que se processam as modificações nos sistemas.
Com todos essas alterações as pessoas de mais idade sofrem bastante, ocorrendo ainda restrições quanto a sua capacidade de locomoção, o que pode implicar em quedas e dificuldades na realização de atividades da vida diária, levando a total incapacidade funcional.
Dessa forma, é de suma importância a prática física para que haja uma manutenção efetiva dos sistemas garantindo assim o bem estar e
Tem-se como benefício da atividade física a melhora do bem estar geral, a melhora da condição da saúde física e mais importante, a preservação da independência, lembrando que a atividade física é uma das intervenções mais eficientes quanto à melhora da qualidade de vida dos idosos, pois auxilia no controle das mudanças ocorridas pelo processo de envelhecimento, promovendo a independência e autonomia nas atividades do cotidiano.
Assim é importante conscientizar o idoso de que a atividade física é muito importante para seu cotidiano, pois colabora com sua saúde, agindo sobre o envelhecimento, e evitando muitas vezes a sua limitação funcional.

Thomas Souza
Habilitado pelo CREF9 – 12818/PR.
Estudioso da área de Atividade Física e Terceira Idade
terça-feira, 1 de setembro de 2009
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
Qual a sua opinião sobre o aulão mensal que a Academia realiza?
![]() |
De Comentário - Aulão 26/08/09 |
sexta-feira, 14 de agosto de 2009
Dicas de Emagrecimento - Início
Primeiramente, vale salientar a importância de manter-se com um peso adequado, já que é bem sabido dos malefícios do sobrepeso, tais como: maior possibildade de manifestar doenças cardiovasculares, diabetes e outras síndromes.

Voltando ao início. Particularmente, tenho certa implicância com produtos ou suplementos voltados para o emagrecimento, muitos não tem respaldo científico no que diz respeito aos resultados ou então não tem seus possíveis efeitos colaterais bem esclarecidos. Outros, possuem em sua fórmula anfetaminas ou afins, que são aceleradores de metabolismo (e podem vir a causar uma complicação cardíaca). Esse aumento do metabolismo, no entanto, acaba quando o uso da droga é suspenso, e a tendência é que você acumule aqueles quilinhos novamente (alguém aí falou de efeito sanfôna...?).
Um aumento no metabolismo fará com que seu corpo gaste mais energia para se manter funcionando (e quando ler energia, pense em CALORIAS...) e aí chegamos na parte mais interessante...! Para nosso organismo o ganho ou perda de peso funciona como uma simples equação matemática (exceto quando há algum distúrbio de ordem hormonal ou genética, fato bastante incomum), se ingerimos (comemos) mais energia que gastamos, armazenaremos essa "energia" de sobra em forma de gordura. Já se fizermos o contrário, gastando mais energia do que consumimos, precisaremos tirar essa energia de algum lugar, já que o nosso organismo não pode parar de funcionar, então, adivinhem de onde virá essa energia... das nossas reservas de gordura, é claro! (enfim uma boa notícia!).
Sendo assim, uma boa dica pra perder a indesejáveis gordurinhas é aumentar seu metabolismo!
Porém, lembre da nossa matemática: Perder peso = Gastar mais energia que consumir. Então, procure manter uma alimentação equilibrada (recomendo inclusive uma visita a um profissional competente), procure gastar mais energia, seja na academia (o exercício aeróbio é o que mais vai te ajudar) ou até mesmo nas suas atividades cotiadianas (suba um lance de escada invês da escada rolante, deixe o carro em casa para ir à padaria ou ao jornaleiro, por exemplo).
Agora entendam, o mais importante é nossa saúde, então nada de dietas mirabolantes ou correr na esteira até se matar. Os resultados conquistados gradualmente são aqueles que vão permanecer por mais tempo também. Além disso, se pensarmos não somente nos resultados, mas sim no caminho a ser trilhado, tenha certeza que estaremos acima de tudo tornando nossa vida mais saudável!!
sexta-feira, 7 de agosto de 2009
quinta-feira, 30 de julho de 2009
Jejum Não!!!
- Músculos, que, além das funções de manter a força, resistência e sustentação do corpo, mantêm o metabolismo, auxiliando na queima de gordura;
- Enzimas, que fazem TUDO acontecer no nosso organismo: digestão, produção de energia, renovação do DNA e de todas as células do corpo, desintoxicação do organismo, produção hormonal, circulação, respiração, sistema imunológico, etc;
- Hormônios, que regulam diversas funções como as da Tireóide, Hipófise, Sistema reprodutor, pâncreas, rins, etc;
- Neurotransmissores,responsáveis por mediar respostas sensoriais e emocionais como fome, sede, desejo, prazer e dor (regulam ansiedade, nervosismo, compulsão, depressão, irritabilidade, etc).
Fonte: Blog Profº Alex Pinho - CREF 16005
sexta-feira, 17 de julho de 2009
Mitos e verdades sobre atividade física
Os principais órgãos internacionais de saúde e atividade física orientam que o exercício aeróbio (caminhar, correr, nadar, pedalar, etc...) deve ser a principal atividade para as pessoas que desejam emagrecer. Saiba que caminhar pode ser um exercício anaeróbio (alta intensidade, não permitindo que a pessoa o execute por muito tempo) para pessoas com condicionamento físico precário. Assim, o aeróbio ou anaeróbio está ligado ao nível de condicionamento da pessoa. O que é importante para quem quer perder peso é ter um gasto calórico maior do que a ingestão. Neste sentido, qualquer atividade física poderá ajudar no processo de emagrecimento se você balancear dieta e exercício. O exercício aeróbio tem algumas vantagens, especialmente porque utiliza o oxigênio da respiração para a produção de energia e a gordura para servir como combustível energético.
Musculação emagrece?
Um possível ganho de massa muscular pode até aumentar o peso corporal, fazendo com que você tenha dúvidas se engordou (em gordura) ou não. Este aumento de peso não significa que você engordou, pois pode não ter ocorrido o aumento de gordura e sim o aumento de massa muscular. Apesar de a queima calórica obtida por um treino convencional com pesos normalmente não ser significativa, ela vai se somar ao gasto diário. Com o passar do tempo esse efeito acumulativo poderá ajudar no emagrecimento. Além disso, esse aumento muscular pode incrementar o metabolismo de repouso do praticante e conseqüentemente, ajudar na queima total diária. Esse aumento, pelo menos a curto e médio prazo, colabora pouco para aqueles que querem emagrecer. Mas a musculação em longo prazo muda o seu metabolismo e faz com que você queime calorias até em repouso. Concluindo você que quer emagrecer deve fazer tanto os aeróbios, quanto a musculação, pois com certeza você não quer emagrecer e ficar fraca e flácida e, para isso, a musculação é essencial.
Quando você inicia os seus treinos, deve levar em conta o peso corporal na balança, para verificar se está tendo bons resultados?
É comum que o seu peso corporal não se altere muito nos primeiros meses de treinamento. As reduções geralmente ocorrem em períodos mais longos (em média acima de 3 meses). No entanto, apesar da possível manutenção do peso no início do programa, podem ocorrer significativas modificações na composição corporal, com grande redução de gordura e aumento da massa muscular. Muitas pessoas se sentem desencorajadas no início do treinamento, já que a balança não reflete estas modificações que estão ocorrendo. Para medir estas mudanças, você deve fazer testes de dobras cutâneas e verificar a composição corporal. Insista na dieta e nos exercícios.
Pessoas aparentemente magras podem ter uma alta porcentagem de gordura corporal?
O fato de alguém ter baixo peso não significa, necessariamente, uma composição corporal adequada. Você pode perder também massa magra (muscular) e continuar com bastante tecido adiposo. Por isso o ideal é fazer dieta, exercícios aeróbios, musculação e alongamentos. Você irá emagrecer e ficar bonita e saudável.
Músculos podem se transformar em gordura e vice-versa?
Você já deve ter escutado coisas do tipo "transforme gordura em músculos", então saiba que isto é impossível. Pode ser aceito apenas como força de expressão. Quem consegue uma hipertrofia muscular e ao mesmo tempo perde gordura, teve estes resultados através de processos independentes. O tecido adiposo não tem a capacidade de se transformar em músculos. Você irá perder gordura e aumentar a massa muscular que já existe, aumentando o seu volume, não criando outros músculos.
A musculação deixa a mulher masculinizada?
A mulher pode e deve fazer musculação.
É verdade que algumas pessoas têm mais facilidade para "ganhar músculos" ou para aumentar a massa muscular, devido à composição corporal e genética. Mas você pode fazer a musculação, de acordo com os seus objetivos, como, por exemplo, enrijecer a musculatura e eliminar a flacidez.
Agora se você quiser definir a musculatura ou hipertrofiá-la (aumentá-la), terá que ter muita disciplina, fazer uma dieta balanceada e treinar para valer (com a orientação de um instrutor). Isto pode não ser rápido, nem fácil. Você terá que ter muita persistência.
A aparência masculina de algumas mulheres que fazem musculação, incluindo mudanças na voz, pelos e cabelos, geralmente é causada pelo uso indevido de anabolizantes, com potenciais prejuízos a saúde.
O uso de roupas ou materiais para forçar o suor aumentam a queima de gordura?
Não. O que acontece é uma grande perda de líquido, o que não significa perder gordura. Tome cuidado para não se desidratar! Tome líquido antes, durante e depois dos exercícios e use roupas apropriadas para a atividade física que você irá fazer. Se a transpiração excessiva queimasse gordura, as saunas resolveriam o problema de quem quer emagrecer, você não acha?
Os exercícios localizados eliminam a gordura localizada em algumas regiões do corpo?
Os exercícios localizados ajudam desde que associados à dieta alimentar e aos exercícios aeróbios. Os exercícios localizados combatem a flacidez muscular local, aumentam a resistência muscular e ajudam na hipertrofia da musculatura (dependendo do tipo de treino), mas sozinhos não eliminam a gordura localizada. Por exemplo: os exercícios abdominais não são suficientes para queimar a gordura localizada nesta região. É necessário fazer também exercícios aeróbios e dieta regularmente.
Correr ou caminhar a mesma distância faz você queimar a mesma quantidade de calorias?
Não. Você poderá queimar mais calorias correndo menos tempo, mas numa intensidade maior do que caminhando a mesma distância em mais tempo. Não se preocupe tanto com o gasto calórico dos exercícios. O importante é fazer exercícios (aeróbios, com peso e alongamentos) e dieta regularmente. Peça sempre a ajuda de um professor para montar um programa adequado de exercícios, com a intensidade e tempo de execução de acordo com o seu condicionamento físico e objetivos.
Dá para saber quantas calorias uma pessoa gasta em determinada atividade?
Não. O gasto calórico varia de pessoa para pessoa, da intensidade e tempo do exercício, da idade, sexo, possíveis problemas hormonais, diabetes, peso corporal, etc. Não se pode dizer que para caminhar x tempo gastam-se x calorias, pois isto seria afirmar que sempre você irá ter este mesmo gasto, quando na verdade este gasto calórico pode mudar devido ao tipo de piso, velocidade, inclinação ou subidas, qualidade de movimentos, condições climáticas e outros. Estes valores que são passados em tabelas, são valores médios aproximados, mas não precisos. Insista nos exercícios e na dieta regularmente que você terá bons resultados.
Fonte: Vila Mulher
segunda-feira, 29 de junho de 2009
RESULTADOS DO TORNEIO DE FUTSAL
TIME 1(AZUL) 2 x 7 TIME 2(VERDE)
TIME 2(VERDE) 1 x 1 TIME 3(CINZA)
TIME 3(CINZA) 1 x 0 TIME 1(AZUL)
2ª RODADA: GRUPO B
TIME 4(AZUL CLARO) 0 x 1 TIME 5(AMARELO)
TIME 5(AMARELO) 1 x 2 TIME 6(BRANCO)
TIME 6(BRANCO) 4 x 2 TIME 4(AZUL CLARO)
SEMI-FINAL
TIME 2(VERDE) 3 x 1 TIME 5(AMARELO)
TIME 3(CINZA) 5 x 1 TIME 6(BRANCO)
FINAL
TIME 2(VERDE) 3 x 6 TIME 3(CINZA)
sexta-feira, 5 de junho de 2009
quarta-feira, 3 de junho de 2009
FUTSAL
Time 1 Time 4
Time 2 Time 5
Time 3 Time 6
Time 1 X Time 2 Time 4 X Time 5
Time 2 X Time 3 Time 5 X Time 6
Time 3 X Time 1 Time 6 X Time 4
1º grupo A X 2º grupo B (Jogo 1)
2º grupo A X 1º grupo B (Jogo 2)
FINAL
Vencedor(Jogo 1) X Vencedor(Jogo 2)
terça-feira, 2 de junho de 2009
quinta-feira, 21 de maio de 2009
ELA FAZ A DIFERENÇA...

Mas, só isso também não teria muita importância se essa mulher não fosse tão determinada. Para ela não existe limites, cada vez se superando mais e mais, aquela que um dia estava quase 40 kg acima do seu peso e que levava uma vida sedentária, de casa para o trabalho, do trabalho para casa, hoje deixa até os professores mais experientes da academia surpresos.

Khênia - Foi quando eu estava com quase 90kg e comecei a entrar num processo depressivo muito grave.
Rozidith - Antes já havia feito alguma atividade física?
Khênia - Não.
Rozidith - Quanto tempo faz que você frequenta a academia e faz dieta?
Khênia - Há dois anos e meio.
Rozidith - Em algum momento pensou em desistir?
Khênia - Não, sou uma pessoa muito teimosa, quando quero, quero mesmo e ponto.
Rozidith - De que forma os profissionais da academia foram importantes?
Khênia - Me dando apoio nos exercícios, me orientando e principalmente sendo amigos.
Rozidith - Para você é essencial a orientação dos professores ou na sua opinião não é necessário o acompanhamento de um profissional da academia?
Khênia - Com certeza é muito importante.

Rozidith - Você acha que teria conseguido perder 35kg só fazendo dieta ou a atividade física também foi fundamental?
Khênia - A atividade física foi muito importante, sem ela não adiantaria nada.
Rozidith - Você é casada, tem uma filha de 17 anos, trabalha de segunda à sábado em uma ótica, vai à academia todos os dias na sua hora de almoço, 3 vezes por semana faz aulas de spinning e jump à noite e aos domingos corre 15 km. Qual o segredo? Como consegue conciliar sua vida profissional, de mãe e esposa e praticar suas atividades físicas? Onde você busca tanta força e determinação?
Khênia - Olha nem eu mesma sei. É muita vontade de emagrecer. Acho que está no
sangue, uma mistura de baiano com carioca(risos), é só querer, quando a gente quer e vai em busca do nosso objetivo nada nos faz desistir.
Rozidith - Algumas pessoas freqüentam a academia só por freqüentar, sem nenhum planejamento mais sério não obtendo nenhum resultado, outras entram no verão ficam três meses e depois saem, preocupando-se apenas em obter um corpo malhado e bonito. O corpo malhado e bonito foi também seu maior objetivo ou a qualidade de vida também foi fator decisivo?
Khênia - Não, o fator decisivo foi qualidade de vida, não adianta corpo perfeito e mente vazia.
Rozidith - Você é apaixonada por corridas de rua. A corrida mudou seu estilo de vida?
Khênia - Sim e muito. Hoje me sinto totalmente mudada, com um condicionamento físico
bem melhor Estou literalmente viciada em correr e incentivo todos a fazerem
o mesmo.
Rozidith - Qual o melhor conselho, além de grande exemplo é claro, para as pessoas acima do peso que não sentem vontade de lutar contra a obesidade e para as que começam, mas pensam em desistir?
Khênia - O meu conselho é o que ja falei acima, nunca desista de seus ideais Às vezes alguém ou algo tenta nos desanimar, tentando nos fazer desistir ou desviar nosso foco, não deixe isso acontecer, não desvie sua atenção de seus objetivos, siga em frente, só aqueles que arriscam a ir bem longe conseguem descobrir até onde são capazes de chegar.
terça-feira, 12 de maio de 2009
O BENEFÍCIO DA PRATICA DE ATIVIDADE FÍSICA NA QUALIDADE DE VIDA

Rafael Batista, Jefferson Dantas e Felipe Lemos
E os nossos agradecimentos a todos os alunos que participaram da palestra realizada na academia Ilha Fitness no dia 09/05/09.
Veja aqui alguns depoimentos:
O que acharam da iniciativa da Academia em promover a palestra?
Rozidith - Ótima iniciativa. Útil e esclarecedora.
Thiago - Muito boa iniciativa. Ótima palestra. Parabéns a organização.
Nal - Excelente idéia!
Rozidith - Todos que praticam atividades físicas na Academia. Parabéns Ilha Fitness.
Thiago - Todos deveriam assistir a essas paletras.
Nal - Sim, uma amiga que está acima do peso e sedentária demais.
Qual a parte da palestra você achou mais interessante?
Rozidith - A que eu consegui assistir, osteoporose.
Thiago - Osteoporose.
Nal - Osteoporose.