segunda-feira, 5 de outubro de 2009

A Independência na Terceira Idade pela Atividade Física

O termo independência talvez seja muito forte, mas refere-se a não ter dependência de algo ou alguém, sendo isso claro para todos nós.

Mas quando usamos esse termo para nos referir à terceira idade, ele torna-se mais significativo, pois entrando nessa fase da vida as pessoas tendem a se deparar com problemas que antes não existiam em sua saúde, sentem-se menos dispostas a realizar atividades cotidianas e isso leva a um grande problema que é a dependência de terceiros para realizar tarefas que os idosos antes executavam normalmente. Leva ainda a um problema maior que é a limitação funcional, tendo como principal responsável as quedas que comumente ocorrem nessa fase da vida, levando o idoso a uma quadro de debilitação, afastando ainda mais o idoso da sua independência anterior.

Assim, na terceira idade, a Atividade Física vem sendo um grande meio para estabelecer padrões positivos na qualidade de vida e, melhor que isso, promover a independência nessa fase que muitas vezes torna-se tão árdua.

Com a atividade física o idoso poderá amenizar diversos problemas que são trazidos com a idade, poderá ter uma velhice mais tranquila realizando apenas práticas físicas adequadas à sua condição levando a diversos benefícios dentre eles o fortalecimento da sua musculatura, que irá combater o maior problema que são as quedas, pois com uma musculatura fortalecida o idoso irá obter um melhor padrão de movimento e terá maior sustentação e força, levando assim a maior independência.

Deve-se lembrar que a atividade física não trará benefícios somente à locomoção, mas também na melhora do organismo em geral, levando a uma completa interação entre os aspectos positivos, tanto aqueles ligados a parte física como os da parte psicológica, que por sua vez levam a promoção da independência. Quando em estado de dependência o idoso sente-se um peso para as pessoas, assumindo uma padrão de comportamento rude em relação às pessoas que o cercam.

Por isso a prática física torna-se tão importante nessa fase da vida. Ela traz benefícios inúmeros para o idoso e o recoloca independente para realizar suas atividades cotidianas, o deixa mais feliz e sociável, combatendo uma dos grandes males da idade que são as quedas.






Thomas Souza

Graduado em Educação Física pela UNICENTRO (Universidade Estadual do Centro Oeste);
Habilitado pelo CREF9 – 12818/PR.
Estudioso da área de Atividade Física e Terceira Idade


0 comentários:

Postar um comentário